sexta-feira, 22 de abril de 2011

Paixão de Cristo com mais inclusão social

Eduardo Braga/SEI
O governador Eduardo Campos e a primeira-dama, Renata Campos, prestigiaram a pré-estreia da 44ª temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém na noite dessa quinta-feira (14/04). O espetáculo fica em cartaz até o próximo dia 23 no maior teatro ao ar livre do mundo, em Fazenda Nova, no município do Brejo da Madre de Deus.

Nesta edição, o espetáculo inovou com um recurso voltado para pessoas com deficiência visual. Um aparelho faz a descrição das cenas para as pessoas que não podem enxergar as cores, as luzes, os cenários e o rosto dos atores. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, o centro de políticas inclusivas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Sociedade Teatral Fazenda Nova.

Na pré-estreia, 65 cegos testaram o aparelho. Sandro Severino da Silva, de 41 anos, foi um deles. Emocionado, deu o seu testemunho do quão gratificante foi participar da experiência.  “A descrição é muito detalhada. Há dois anos, eu já tinha vindo ao espetáculo. Mas agora, com esse recurso, a emoção tomou conta de mim, pois além do som original, percebi o que estava acontecendo no cenário, as cores, a geografia”, contou, para logo em seguida completar:

“Através dessa ação, o Governo do Estado está fazendo acontecer, de fato, a inclusão”. O Governo do Estado cedeu o aparelho áudio-descritor e uma equipe de professores da UFPE ia narrando passo a passo cada cena do espetáculo.

Este ano, as apresentações da Paixão de Cristo envolvem 60 atores e 500 figurantes. O público médio esperado é de oito mil pessoas por dia. Na temporada de 2010, o megaespectáculo alcançou o recorde de 80 mil pessoas, vindas de 23 estados brasileiros e de 12 países. Neste mesmo ano, a encenação alcançou o marco de já ter sido assistida por mais de três milhões de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo.

Após três horas de apresentação, Eduardo elogiou o espetáculo que, segundo ele, melhora a cada ano. “A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém ajuda a mostrar ao Brasil e ao mundo a grande cena cultural pernambucana e a capacidade da nossa gente. Eu estou feliz de vir pela quinta vez como governador e espero fazer isso até 2014, para demonstrar o apreço a esse trabalho e o nosso respeito a todos que resistiram aos desafios nesses 44 anos de Paixão”, disse.

http://www.youtube.com/watch?v=W3xLKxKNOTc&feature=player_detailpage#t=52svideo da paixão de cristo de nova jerusalem

Nenhum comentário:

Postar um comentário